Conjunto vasto de aves que nidificam, residem ou migram para a ilha do Príncipe. Algumas muito abundantes, outras extremamente raras, todas estas aves fazem também parte do rico património natural que é a ilha do Príncipe.
Conjunto de aves introduzidas intencionalmente ou de forma acidental pelo Homem. Trazidas de outras partes do continente africano sobretudo como aves de gaiola, algumas prosperaram e tornaram-se numerosas.
Há cerca de 12 subespécies de aves no Príncipe, algumas partilhadas com São Tomé. São espécies que apresentam já algumas diferenças morfológicas e genéticas em relação aos seus antepassados porque, devido à sua isolação geográfica, entre os dois não existe contacto.
Existem cerca de 8 espécies endémicas exclusivas desta ilha. Um número bastante assinalável e que faz com que a ilha do Príncipe seja um dos locais do planeta com maior índice de endemismo por km2. Esta particularidade faz com que o território seja considerado um autêntico laboratório natural para a biologia evolutiva.