top of page

ILHÉUS

Situados a cerca de 20 quilómetros da ilha do Príncipe, os ilhéus Tinhosa grande e Tinhosa pequena são um autêntico oásis para milhares de aves marinhas que neles nidificam. Os dois ilhéus formam aquela que é considerada a maior colónia reprodutiva de algumas espécies de aves marinhas de toda a África Ocidental, sendo por isso um local de extrema importância  e que urge conservar. Os ilhéus não são habitados e o acesso é desaconselhado quer para evitar a perturbação das aves, quer por ser extremamente difícil e perigoso. No entanto, visitando o ilhéu de barco é possível ver e ouvir os milhares de aves que aqui habitam e também assistir ao magnifico espectáculo que proporcionam ao observador. As Tinhosas são igualmente um dos melhores locais na Ilha do Príncipe para a prática do mergulho uma vez que congregam uma incrível e abundante fauna marinha. Consulte a nossa secção de aves (fauna -> aves -> outros) e veja as espécies que fazem parte de uma das maiores colónias de aves marinhas do mundo. 

ILHÉUS TINHOSAS GRANDE E PEQUENA

Este ilhéu deve o seu nome à sua forma peculiar. Dista cerca de 3 quilómetros da ilha do Príncipe e é possível lá desembarcar desde que não haja ondulação. Um dos melhores motivos para o  visitar é conhecer o seu mais numeroso habitante: o Chota Café, que é uma subespécie deste pequeno ilhéu (ver fauna -> aves -> subespécies). As aves são muito confiantes e curiosas e assim que um visitante chega parecem vir recebê-lo. Ao contrário do que é normal, aqui, quem quiser ver estas aves tem de se esforçar para fazer barulho e suscitar a sua curiosidade. A não ser que queira observar esta ave, desaconselha-se o desembarque porque o terreno é muito escorregadio e íngreme e, portanto, a deslocação através do ilhéu é bastante difícil. Não tem praias e a subida ao topo é extremamente complicada. As águas que rodeiam o ilhéu são um óptimo local para fazer snorkeling uma vez que são riquíssimas em vida marinha. Aqui, várias espécies de tartarugas e inúmeros peixes são avistados com regularidade. 

ILHÉU BONÉ DO JÓQUEI

ILHÉU DOS MOSTEIROS E ILHÉU SANTANA

O ilhéu dos Mosteiros é de reduzida dimensão e encontra-se próximo da praia Boi. É um bom local junto da costa para a observação de aves marinhas como os Alcatrazes ou os Rabos de Palha. É também um local indicado para avistar tartarugas marinhas. O ilhéu Santana está localizado em frente à Praia Grande do Norte e pode também ser observado da baía de Santo António. Este é conhecido pela cruz que fica bem no topo, enquanto que sobre o ilhéu dos Mosteiros encontra-mos um farol.

bottom of page